

Dr. Nelson Heller
Cirúrgião Plástico
Telefone
(51) 9996-16464
Endereço
Independência 1139
Porto Alegre RS
A FANTÁSTICA HISTÓRIA DO DR. NELSON HELLER
“A VIDA ALÉM DO CONSULTÓRIO MÉDICO”
Trata-se de um filme e livros sobre a trajetória de vida e das atividades acadêmicas e pessoais, da infância às atividades médicas, nos países e cidades em que atuou e onde demonstrou cirurgias.
Participava de um Congresso da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, ISAPS – International Society of Aesthetic Plastic Surgery, em Berlim, na ALEMANHA – DEUTSCHLAND, e havia apresentado uma conferência sobre rinoplastia. Na plateia estava o sr. Werner Moser, que possuía clínicas de Cirurgia Plástica em diversas cidades alemãs, entre elas Hamburgo, Bonn, à época capital da Alemanha, e Augsburgo, bem como seu irmão gêmeo, Kamo Moser, que coordena a clínica em Viena.
Na época, o cirurgião responsável pela cirurgia da calvície em Viena era o professor York Huggeneck, que infelizmente há pouco nos deixou, deixando uma enorme lacuna na Cirurgia Plástica mundial, em Viena e em todos nós que o amávamos e admirávamos seu trabalho. No ano passado, quando fui à Viena, fiz questão de visitar a viúva do dr. York Huggeneck, Anne Marie Huggeneck e também sua lápide no cemitério da cidade de Viena.
Na clínica da então capital da Alemanha, Bonn, respondia pela Cirurgia Plástica o dr. Kokot, que se dedicava ao espectro geral da especialidade, exceto rinoplastia. Por essa razão, fui convidado a operar um jovem de 18 anos, de nome Olivar, que havia sofrido um acidente sério anos antes e ficara com uma deformidade nasal como sequela. O paciente levava uma vida retraída, sem amigos e isolado em sua casa. Seus pais, empresários bem-sucedidos, levaram-no à minha presença para avaliação.
Ao exame, constatei tratar-se de uma rinomegalia, associada a um desvio da pirâmide nasal. Na história clínica, o paciente referiu ter sofrido um acidente automobilístico anos antes, com trauma facial. Após a consulta na clínica de Bonn, o paciente foi encaminhado ao bloco cirúrgico, onde o anestesista , preparou-o para que eu realizasse o procedimento. A cirurgia foi um sucesso, apesar de complexa, pois houve a necessidade de enxertar cartilagens removidas das orelhas do paciente, como elemento auxiliar na reconstrução.
O paciente recebeu alta no dia seguinte e, após uma semana, removi o gesso nasal. Após seis meses, retornou à reconsulta com um belo nariz, conforme seu desejo.
As portas da Europa também se abriram para mim na Suíça, na clínica do professor Rodolphe Meyer, situada às margens do Lago Léman.Na Europa me especializei EM Várias clinicas. Iniciei em Dusseldorf, na clínica do professor |ClausWalter, que havia se especializado em clinicas dos Estados Unidos, entre as quais a Clínica Maio. Tambem estagiava na clínica um médico da África do Sul, de nome Walton, do qual tenho noticias quando participa de eventos da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica.(ISAPS), International Society of Aesthetic Plastic Surgery. Na Espanha, na clínica do professor Jaime Planas, onde inúmeros cirurgiões plásticos brasileiros realizavam sua formação, concluí meu curso de especialização no continente europeu, pois já havia trabalhado em cidades como Berlim, Viena, Munique, Augsburgo, Augsburgo, entre outras, incluindo a antiga capital Bonn.
Na cidade de Berlim, Alemanha, operei por várias décadas. O dono da clínica, dr. Peter Pohl, por sugestão do dr. Carlos Uebel, que à época realizava sua formação em Cirurgia Plástica na clínica do professor Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro, onde também estava em formação o dr. Peter Pohl , teve a ideia de formar uma equipe com colegas de Porto Alegre, para lhe dar assistência diária à sua clínica. Coordenava a equipe o dr. Carlos Uebel, e atuavam também os drs. Rinaldo Pinto, Pedro Martins, Ronildo Storck, eu, Nelson Heller, entre outros cirurgiões plásticos, todos de Porto Alegre.
Trabalhavam na clínica de Berlim duas enfermeiras, Irmgart e Dagmar. No hotel Schlossparkhotel, atuava como secretária, uma pessoa querida, da qual recordo apenas o apelido: Eule, que em português significa “coruja”. O milionário dono da Schlossparkklinik e do Schlossparkhotel era o sr. Bottke, pessoa afável, apesar de sua grande fortuna.
Pretendo em breve retornar às cidades onde operei por décadas, além da clínica do dr. Peter Pohl em Berlim, às clínicas Moser de Cirurgia Plástica, que possuem uma de suas sedes em Viena, coordenada pelo sr. Kamo Moser, onde respondia pela Cirurgia Plástica o dr. York Huggeneck, dedicado principalmente à cirurgia da calvície, que infelizmente há pouco nos deixou.
Em Augsburgo, uma das clínicas é coordenada por Werner Moser, atuando em todo o espectro da Cirurgia Plástica. Relato tudo isso porque pretendo, no filme que está em fase de conclusão — “A VIDA FANTÁSTICA DE NELSON HELLER” , incluir as cidades e países em que atuei ao longo da vida, como México, EUA, Austrália, Alemanha e Áustria, além das demonstrações de rinoplastia realizadas por meio do meu evento www.rhino-brasil.com, em praticamente todas as capitais brasileiras.
O primeiro evento www.rhino-brasil.com foi realizado em 1999, quando o professor argentino José Juri realizou diversas demonstrações cirúrgicas em minha clínica, em Porto Alegre. O curso teve enorme sucesso e, por essa razão, resolvi oficializá-lo e dar continuidade, realizando-o em inúmeras capitais brasileiras e no exterior, como EUA, México, Alemanha, Áustria e Austrália.
No evento www.rhino-brasil.com, no Rio de Janeiro inscreveram-se 989 cirurgiões plásticos. Como comemoravam-se os 500 anos do descobrimento do Brasil, homenageei a data, realizando o evento nos dias 21, 22 e 23 de abril,do ano 2000, sob o lema www.rhino.rio.2000.com . Rhino Rio 2000-Quinentos anos de Brasil, no Auditório do Hotel Copacabana Palace.
Convidamos os professores Farid Hackme e Volney Pitombo para coordenar o www.rhino2000.com, evento que coordenei juntamente com eles e que, até então, havia sido o maior evento de rinoplastia do mundo. Entre os docentes estiveram o professor Ivo Pitanguy, do Brasil, e o professor Jack Sheen, dos EUA, ícone da Cirurgia Plástica Mundial, além do dr. José Juri e do dr. Abel Chajchir, da Argentina.As inscrições logo tive que limitar, pois quando os colegas cirurgiões plásticos conferiam o corpo docente, entre os mestres Jack Sheen, um dos maiores ícones da Cirurgia Plástica, com inúmeros livros publicados que estão nas bibliotecas de clinicas e Universidades mundo afora. Jack Sheen jamais havia pisado em solo brasileiro e por esta razão despertou tantointeresse, pois era um dos cirurgiões de maior renome na Cirurgia Plástica Mundial.
Em Porto Alegre, junto com os professores Carlos Uebel e Pedro Martins, realizei o primeiro www.rhino-brasil.com, também realizado em São Paulo, coordenado por Aymar Sperli e João Moraes de Prado Neto. Sperli, infelizmente, não saberá da homenagem que lhe presto, pois não está mais entre nós.
O www.rhino-brasil.com também foi realizado no Rio de Janeiro, Salvador,Brasília, Belo Horizonte, Goiás, SP, POA e no exterior, como México e Alemanha, com a colaboração de inúmeros professores e cirurgiões plásticos de renome internacional.
O filme “A VIDA FANTÁSTICA DE NELSON HELLER” encontra-se em fase de elaboração e poderá ser acompanhado pelo Instagram e outras plataformas, com previsão de conclusão em meados de 2027.
Nelson Heller Presidente do Evento www.rhino-brasil.com
Experiência Profissional
Rhino Porto Alegre RS 1999
Rhino Rio de Janeiro RJ 2000
Rhino Belo Horizonte MG 2001
O RHINO-POA, PRIMEIRO DA SERIE EVENTOS RHINO, FOI REALIZADO EM PORTO ALEGRE, NA MINHA CLINICA NA AVENIDA SILVEIRO 700 E
Essa é uma descrição do seu trabalho. Descreva resumidamente sua posição, inclua suas conquistas e marcos importantes. Certifique-se de adicionar habilidades relevantes e não se esqueça de ajustar o período de tempo na legenda.
Essa é uma descrição do seu trabalho. Descreva resumidamente sua posição, inclua suas conquistas e marcos importantes. Certifique-se de adicionar habilidades relevantes e não se esqueça de ajustar o período de tempo na legenda.




